Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
9
JUN

2025
Data de Início
09/06/2025
Data de Fim
22/06/2025
Local de Formação
A definir
Informação sobre a edição do curso Piloto Remoto de Aeronaves não Tripuladas
Duração
45 horas
Dias
7
Início
09/06/2025
Fim
22/06/2025
Formandos Previstos
4
Cronograma
Apresentação

Nos últimos anos, as Aeronaves não Tripuladas (ANT), popularmente chamados de drones, têm conquistado um lugar de destaque na sociedade moderna. Estas aeronaves controladas remotamente por um piloto, equipadas com uma variedade de sensores e câmaras, desempenham um papel crucial em várias esferas. A sua versatilidade e capacidade de realizar diversas tarefas têm transformado as ANT numa ferramenta revolucionária com inúmeras aplicações, das quais destacamos: recolha de imagem e vídeo, operações de safety, operações de busca e salvamento, inspeção de infraestruturas, na agricultura, entre outras.

A utilização destas aeronaves traz benefícios económicos, ambientais e de eficiência, mas também é acompanhado por desafios, tais como as questões de privacidade e de segurança e regulamentações relacionadas com a utilização de ANT.

Assim, a Cruz Vermelha Portuguesa enquanto Agente de Proteção Civil, desenvolve atividades na área do Disaster Management nas quais a utilização de ANT são uma ferramenta de apoio à decisão fundamental e inovadora.

Condições de Inscrição

A formação destina-se a pilotos remotos de aeronaves não tripuladas (ANT), membros associados ativos da Cruz Vermelha Portuguesa que queiram desenvolver as suas capacidades e adquirir as competências necessárias para exercer a atividade de especialista em operações com ANT.

Pré-requisitos: 

  • Certificado da subcategoria A1-A3
  • Certificado da subcategoria A2
  • Valorizada experiência de pilotagem de aeronaves não tripuladas.

Objetivos

No final do curso, o formando deverá ser capaz de operar aeronaves não tripuladas em operações de emergência e proteção civil.

Objetivos Específicos

No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

  • Interpretar e aplicar o quadro normativo aplicável à operação com aeronaves não tripuladas;
  • Identificar e caracterizar os diferentes tipos de espaço aéreo;
  • Avaliar os riscos operacionais associados ao uso das aeronaves não tripuladas;
  • Executar verificações técnicas e operacionais de pré-voo e pós-voo;
  • Participar em operações de emergência e proteção civil.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento Legal e Operacional e Aeronaves não Tripuladas

2. Princípios de Voo 

3. Pilotagem Remota

Avaliação

A avaliação dos formandos será composta por uma prova prática, através de grelha de observação que incidirá sobre técnicas de pilotagem de aeronaves não tripuladas. Para aprovação, o formando deverá obter um mínimo de 15 valores, numa escala de 0 a 20, sem arredondamentos.

Metodologia

Serão utilizados o método expositivo (centrado na transmissão oral de conteúdos), o método demonstrativo (centrado na explicação e demonstração de tarefas), após os quais serão realizados exercícios práticos, através da dinamização do grupo com a simulação de casos reais.