Nos últimos anos, as Aeronaves não Tripuladas (ANT), popularmente chamados de drones, têm conquistado um lugar de destaque na sociedade moderna. Estas aeronaves controladas remotamente por um piloto, equipadas com uma variedade de sensores e câmaras, desempenham um papel crucial em várias esferas. A sua versatilidade e capacidade de realizar diversas tarefas têm transformado as ANT numa ferramenta revolucionária com inúmeras aplicações, das quais destacamos: recolha de imagem e vídeo, operações de safety, operações de busca e salvamento, inspeção de infraestruturas, na agricultura, entre outras.
A utilização destas aeronaves traz benefícios económicos, ambientais e de eficiência, mas também é acompanhado por desafios, tais como as questões de privacidade e de segurança e regulamentações relacionadas com a utilização de ANT.
Assim, a Cruz Vermelha Portuguesa enquanto Agente de Proteção Civil, desenvolve atividades na área do Disaster Management nas quais a utilização de ANT são uma ferramenta de apoio à decisão fundamental e inovadora.